Fabrício-Carpinejar.jpg

Fabrício Carpinejar

 
 

Fabrício Carpinejar tem várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas no espetáculo O Amor Não é para os Fracos, influenciador digital, com um milhão e meio de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo.

Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como "usina de lirismo" ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr ("Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora"), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões.

Nasceu em 1972, na cidade de Caxias do Sul (RS), radicado em Porto Alegre (RS), publicou quarenta e três livros entre poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagem, detentor de mais de 20 prêmios literários. Atua como comentarista do programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo e colunista do jornal Zero Hora.

Seu livro "Cuide dos pais antes que seja tarde" lançado em maio de 2018 já está na décima segunda edição (Bertrand Brasil, 12ª edição) e está na lista dos mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a Lista da revista Veja, há vinte e três semanas.

Em novembro de 2018, recebeu o título de Cidadão Porto-Alegrense na Camara de Vereadores de Porto Alegre pelo reconhecimento de sua contribuição cultural a cidade.

O autor criou uma marca na web: suas frases escritas em guardanapos viralizam nas redes sociais e culminaram na publicação do livro Liberdade na vida é ter um amor pra se prender, seleção de 80 aforismos mais marcantes feitos nesse suporte.

Durante dez anos, de 2001 a 2011, trabalhou na Unisinos, onde foi professor e coordenador de curso e idealizou as graduações de Formação de Produtores e Agentes Literários e Formação de Produtores e Músicos de Rock.

Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. Seus guardanapos digitais são uma febre entre os internautas e as suas postagens ultrapassam mais de dois milhoes de leitores.

Coach do amor ou mago das palavras, é uma das figuras mais solicitadas por empresas no país para falar sobre criatividade em ambientes de crise e adversidade. Já participou como palestrante de todas grandes feiras e festivais literários do país, como Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ).

Mais de 1200 palestras. Entre as beneficiadas: Sicredi, BDMG, Bancoob, Itaú, Grupo Santander, Banrisul, Sebrae, Senac, Petrobrás, Nacional Gás, Unimed, Ajuris, Ministério Público do RS, Receita Federal, Tribunal de Justiça do RS, Defensoria Pública do RS, Natura, Conarec, Simers, Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre outros.